CFAM • Coleção de Fungos da Amazônia

Serviços

Fornecimento de culturas

A Coleção fornece culturas para instituições públicas, sejam de pesquisa, serviços ou ensino, além de setores da indústria. Todos os pedidos devem justificar a utilização pretendida para o material, devidamente assinados por um profissional qualificado e autorizado a manipular a linhagem requerida.

As culturas são fornecidas preferencialmente liofilizadas e quando possível, na forma solicitada pelo usuário. A distribuição de culturas obedece às normas de transporte de material biológico em vigor.

A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Material Microbiológico que pode ser obtido junto ao curador ().

Depósito de Culturas na CFAM

Categorias de Depósito

  • Depósito aberto (acervo de acesso público)
    Compreende o depósito de culturas fúngicas e informação associada de livre acesso para a comunidade científica e indústria. Este material pode ser solicitado por pesquisadores e instituições nacionais e estrangeiras para fins de pesquisa e aplicações específicas, segundo normas de utilização definidas pela Convenção de Diversidade Biológica e Conselho de Gestão do Patrimônio Genético - CGEN. O depósito de microrganismos não tem custos para o depositante.

  • Depósito restrito (fornecido com autorização do depositante)

  • Depósito fechado (depósito confidencial)
    A CFAM recebe como depósito fechado linhagens de importância para pesquisadores e indústria. Estes depósitos são sigilosos e, tanto o material, como a informação associada, são processados e armazenados sob confidencialidade e mantidos independentemente do acervo da coleção pública. A CFAM se reserva o direito de manter estas culturas por um prazo definido, quando estas devem ser transferidas para a categoria de depósito aberto ou devolvidas ao depositante (quando relacionadas a projetos científicos, as culturas serão mantidas em depósito fechado pelo período do projeto).

Todos os depósitos são formalizados somente após a autenticação da cultura por análise macro e micromorfólogica. A CFAM se reserva o direito de recusar o depósito de linhagens controversas quanto à sua identificação.

Caracterização e Identificação

A CFAM identifica e autentica, utilizando taxonomia tradicional, as culturas fúngicas. Este serviço pode ser oferecido independente da solicitação de depósito. Nesse caso, as culturas identificadas não são depositadas na CFAM.

As solicitações são feitas mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Identificação, Autenticação e Depósito que pode ser obtido junto ao curador ().

Treinamento e Consultoria

A CFAM realiza cursos sobre identificação de fungos filamentosos e presta serviço de consultoria.

A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Treinamento que pode ser obtido junto ao curador ().



© 2018 Coleção de Fungos da Amazônia, Instituto Leônidas e Maria Deane, Fundação Oswaldo Cruz